Este prestigiado estabelecimento escolar possui valências quer de creche (3 salas) quer de ensino pré-escolar (3 salas), tendo atualmente capacidade para receber 103 crianças, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos.

Para isso, dispõe de amplas e de renovadas instalações, quer interiores quer exteriores, as quais estão devidamente equipadas, com mobiliário e com materiais/brinquedos diversos, para assim responder com eficácia às diferentes necessidades e características físicas e intelectuais de cada faixa etária.

Além de excelentes infraestruturas e de meios didáticos, a Creche S. José conta ainda com uma equipa (docentes e não-docentes) com formação, experiência e motivação para diariamente assegurar todas as condições humanas e pedagógicas aos respetivos educandos.


O projeto educativo da creche e do pré-escolar S. José, que integra menores entre os 4 meses e os 6 anos, segue diariamente as políticas emanadas do Departamento de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, nomeadamente:

  • Os estabelecimentos de educação de infância devem ser um prolongamento do meio familiar, proporcionando um clima de intimidade, de afetos e de bem-estar, sem os quais não é possível o alargamento das experiências que se consideram fundamentais.
  • Na creche, não se pretende decalcar a relação natural mãe/filho, mas prestar todos os cuidados de acordo com as características individuais do menor, criando rotinas consistentes, num ambiente que estimula a curiosidade, o prazer de interagir com os outros e com os materiais, o desejo de crescer e de ser autónomo.
  • No pré-escolar procuramos responder às reais necessidades de cada criança, promover a sua interação com os pares, torná-la autónoma e envolver a mesma na gestão do espaço, de hábitos, dos instrumentos de trabalho, das tarefas e das regras indispensáveis para a vida.
  • No 1º ciclo do ensino básico pretendemos formar crianças responsáveis, intervenientes e críticas, cumprindo sempre os programas definidos pelo Ministério da Educação nas diferentes áreas curriculares, promovendo uma aprendizagem teórica e prática em que o aluno não é um elemento passivo, mas um agente ativo.
  • As Atividades de Tempos Livres – expressão plástica, música e educação física – mais do que um mero complemento da escolaridade, devem, pelo seu caráter de educação informal, valorizar os aspetos lúdicos e culturais, com base em valores de respeito para consigo e para com o outro, pelo meio ambiente e pelo património local/nacional/universal.
  • O meio de origem da criança, a sua cultura e a sua história pessoal são fatores que são sempre tidos em consideração, sendo imprescindível que todo o trabalho escolar seja feito em parceria com a respetiva família.

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