Santa Casa da Misericórdia de Cascais

Departamento
de Infância Santa Casa da Misericórdia
de Cascais

A Santa Casa da Misericórdia de Cascais (SCMC), fundada em 1551, é uma instituição de assistência social, de fins filantrópicos e de utilidade pública que tem como principal missão servir bem a comunidade aonde está inserida, procurando dar respostas eficazes e inclusivas a todos os cidadãos, sobretudo aos mais carenciados.

A nível de ensino, a SCMC criou o Departamento para a Infância, que atualmente tem sob a sua alçada 9 escolas, as quais integram valências de creches, de pré-escolar e de 1.º ciclo/ATL, com capacidade para acolher no total cerca de 1000 crianças, dos 4 meses aos 10 anos de idade.

Pojecto Educativo
Movimento da Escola Moderna

De salientar que, embora cada unidade escolar tenha as suas especificidades, todas elas se baseiam no método do Movimento da Escola Moderna (o menor é um elemento ativo no processo de aprendizagem), pondo em prática diariamente os seguintes princípios orientadores e respetivas metodologias de trabalho:

  • Os estabelecimentos de educação de infância devem ser um prolongamento do meio familiar, proporcionando um clima de intimidade, de afetos e de bem-estar, sem os quais não é possível o alargamento das experiências que se consideram fundamentais.
  • Na creche, não se pretende decalcar a relação natural mãe/filho, mas prestar todos os cuidados de acordo com as características individuais do menor, criando rotinas consistentes, num ambiente que estimula a curiosidade, o prazer de interagir com os outros e com os materiais, o desejo de crescer e de ser autónomo.
  • No pré-escolar procuramos responder às reais necessidades de cada criança, promover a sua interação com os pares, torná-la autónoma e envolver a mesma na gestão do espaço, de hábitos, dos instrumentos de trabalho, das tarefas e das regras indispensáveis para a vida.
  • No 1º ciclo do ensino básico pretendemos formar crianças responsáveis, intervenientes e críticas, cumprindo sempre os programas definidos pelo Ministério da Educação nas diferentes áreas curriculares, promovendo uma aprendizagem teórica e prática em que o aluno não é um elemento passivo, mas um agente ativo.
  • As Atividades de Tempos Livres – expressão plástica, música e educação física – mais do que um mero complemento da escolaridade, devem, pelo seu caráter de educação informal, valorizar os aspetos lúdicos e culturais, com base em valores de respeito para consigo e para com o outro, pelo meio ambiente e pelo património local/nacional/universal.
  • O meio de origem da criança, a sua cultura e a sua história pessoal são fatores que são sempre tidos em consideração, sendo imprescindível que todo o trabalho escolar seja feito em parceria com a respetiva família.