Creche Teodoro dos Santos
Cascais
A Creche Teodoro dos Santos, situada numa zona central de Cascais, foi inaugurada em outubro de 1986 enquanto propriedade da Sociedade Estoril-Sol, tendo sido doada em julho de 2007 ao Departamento de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Cascais (SCMC).
Este prestigiado estabelecimento escolar possui valências quer de creche (4 salas) quer de ensino pré-escolar (4 salas), tendo atualmente capacidade para receber 142 crianças, com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos.
Para isso, dispõe de amplas e de renovadas instalações, quer interiores quer exteriores, as quais estão devidamente equipadas, com mobiliário e com materiais/brinquedos diversos, para assim responder com eficácia às diferentes necessidades e características físicas e intelectuais de cada faixa etária.
Além de excelentes infraestruturas e de meios didáticos, a Creche Teodoro dos Santos conta ainda com uma equipa (docentes e não-docentes) com formação, experiência e motivação para diariamente assegurar todas as condições humanas e pedagógicas aos respetivos educandos.
O projeto educativo da creche e do pré-escolar Teodoro dos Santos, que integra menores entre os 4 meses e os 6 anos, segue diariamente as políticas emanadas do Departamento de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, nomeadamente:
- Os estabelecimentos de educação de infância devem ser um prolongamento do meio familiar, proporcionando um clima de intimidade, de afetos e de bem-estar, sem os quais não é possível o alargamento das experiências que se consideram fundamentais.
- Na creche, não se pretende decalcar a relação natural mãe/filho, mas prestar todos os cuidados de acordo com as características individuais do menor, criando rotinas consistentes, num ambiente que estimula a curiosidade, o prazer de interagir com os outros e com os materiais, o desejo de crescer e de ser autónomo.
- No pré-escolar procuramos responder às reais necessidades de cada criança, promover a sua interação com os pares, torná-la autónoma e envolver a mesma na gestão do espaço, de hábitos, dos instrumentos de trabalho, das tarefas e das regras indispensáveis para a vida.
- No 1º ciclo do ensino básico pretendemos formar crianças responsáveis, intervenientes e críticas, cumprindo sempre os programas definidos pelo Ministério da Educação nas diferentes áreas curriculares, promovendo uma aprendizagem teórica e prática em que o aluno não é um elemento passivo, mas um agente ativo.
- As Atividades de Tempos Livres – expressão plástica, música e educação física – mais do que um mero complemento da escolaridade, devem, pelo seu caráter de educação informal, valorizar os aspetos lúdicos e culturais, com base em valores de respeito para consigo e para com o outro, pelo meio ambiente e pelo património local/nacional/universal.
- O meio de origem da criança, a sua cultura e a sua história pessoal são fatores que são sempre tidos em consideração, sendo imprescindível que todo o trabalho escolar seja feito em parceria com a respetiva família.